Amor meu!!

Amor meu!!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Teu desfralde!

Laura, amor da mamãe!!!

Estamos vivendo mais uma conquista tua: a retirada das fraldas. Esses rituais de passagem são importantes e significativos para a vida e para a conquista da identidade. Ganhas com o novo, com o desafio e com a liberdade. E para isso, é preciso a coragem de "abandonar" o velho, de deixar algumas vantagens e ganhos. É preciso ter ousadia e despreendimento. E estás fazendo jus a todos esses conceitos. És a minha pequena corajosa!!

Começamos a conversar sobre o assunto há duas semanas. Tivemos uma reunião na escola, sobre o desfralde. Foi muito importante para esclarecer dúvidas e entender esse processo todo. Depois veio a combinação com as professoras: final de semana a família incia a retirada e, na segunda, a escola continua. Era o momento, havia chegado a hora. Há uma semana mamãe já havia descido o penico da Mônica comprado há meses. Por uma semana foste o conhecendo. Ele ficou ali no banheiro, se "mostrando"! Antes do banho, mamãe te deixava sentada nele, o testando. Em alguns dias o xixi saia. Além do "piquinico" da Mônica, compramos um de elefante para a escola.

Na sexta a noite, conversei bastante contigo, de forma clara e objetiva: te propondo nosso plano de retirada das fraldas. Se você entendeu? Penso que sim.  E sábado chegou! Mamãe estava de plantão, quanta ansiedade de não estar contigo por algumas horas, mas vovó Maria e papai Gustavo foram muito parceiros e ficaram ao teu lado pela mamãe.  A ideia era te dar a liberdade de fazer a caminhada tranquila e mais natural possível. E para isso nós precisávamos de paciência. Mais uma lição para essa mamãe de primeira viagem.
E foram muitas calças e calcinhas. Foram alguns sucessos, muito comemorados e alguns escape, compreendidos e entendidos como parte do processo. Domingo foi chuvoso e frio, mas mantivemos a proposta, mesmo tendo que ir à emergência, a fralda continuou na bolsa. E fomos assim, de capa na cadeirinha do carro. Ainda foram muitas calcinhas e roupas com escape. E o melhor veio ao final da noite de domingo. Mais uma vez me emociono com a tua capacidade de me surpreender. Tu és sensacional. Depois de um escape, te coloquei no pequino. Conversamos olho no olho, depois te coloquei no banho. Num minuto, viras para mim, com um olhar inesquecível e dizes: "Mamãe, piquinico!". Te coloquie no troninho e, bingo, saiu bastante xixi. Fui às lágrimas!! Meu docinho aprendeuu!!!

No domingo, após a consulta com o pediatra, fomos atrás de um penico, já que o teu tinha ficado na casa da tia Luanda. E não é que, no mesmo lugar que compramos outro troninho (para ficar na casa da vovó), encontramos uma amiguinha: a Pedacinho faz xixi!!! Mamãe encontro o que buscava há semanas: uma boneca acompanhada de pinico. A ideia era fazer da brincadeira um apoio para a aprendizagem, como foram as histórias, os vídeos e as aulas da semana passada na escola. Acertei em cheio: você adorou!!

Outro momento do domingo foi muito especial: o apoio e a alegria das primas Joanna e Júlia e da amiga Annita. Quando a mamãe te convidava a ir ao penico, elas te acompanhavam e te esperavam para reiniciar a brincadeira. Fiquei encantada e tive que registrar.
Filha, me deixas orgulhosa não apenas por conseguires crescer, mas pela disponibilidade em aprender. Por não temer, por querer buscar novos horizontes. Entende bem minhas conversas. Isso me encanta a cada dia que passa. É assim mesmo filha, um degrau de cada vez. 
Parabéns meu amor. Primeiro foi o desmame, depois o caminhar, depois a linguagem e agora o desfralde. Passou rápido, mas cada fase e cada etapa foi cuirtida ao máximo.
Te amo, conte sempre comigo!!
Dica de leitura:
http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/pais/artigos/conselhos-praticos-para-ajudar-a-deixar-as-fraldas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário